**Algumas dicas básicas para MA**
1º - Aprenda a usar corretamente o Stunlock (Stunlock, é um combo em que o alvo não consegue se movimentar por estar sempre com stun). Stunlock irá te salvar tanto em PVP quanto em PVM.
2º - Tenha em mente que o MA tem a pior defesa do jogo, isso é compensado com evasão, portanto NUNCA TENTE TANKAR alguém no PVP.
3º - Muitos tutoriais e guias dizem que a taxa crítica recomendada para MA varia de 30%~40% no total, isso está totalmente errado, e explico o porquê. Quanto maior a sua taxa crítica, mais vezes você vai critar, com 40% de taxa, teoricamente, a cada 5 hits, 2 sairiam críticos. Com a taxa crítica máxima, em 50%, a cada 4 hits 2 sairiam críticos. No Cabal é melhor CRITAR MAIS, do que critar alto, pois critando mais, você anula o efeito da Pot de HP, dando dano progressivo, assim não dando chance do oponente recuperar seu HP, deixando apenas a opção de fugir ou morrer.
4º - Depois de obter a TAXA CRÍTICA máxima no seu personagem, invista em DANOS CRÍTICOS, pois estes não tem limite, e isso influenciará diretamente no valor do seu crítico, pois nada melhor do que critar muito e critar alto.
**Dicas básicas para PVP**
1º - Se estiver PVP contra char meelee (Corpo a corpo. Personagens que atacam de perto.), a dica de ouro é TOMAR DISTÂNCIA, o que é muito diferente de fugir, você precisa manter uma distância em que você não seja atingido, e que você o acerte. Isso você pegará com o tempo.
2º - Tome cuidado contra GA e EA, pois eles critam muito, como mago não possui muita defesa e HP, é extremamente perigoso ser combado por um EA ou GA.
3º - Como dito antes, NÃO TENTE TANKAR alguém no PVP, pois o combo não dá MISS, você tomará todos os hits e morrerá facilmente.
4º - No decorrer deste tutorial será explicado como ter uma melhor sustentação no PVP.
**Skills Combos MA**
** Não sabe como usar o combo? Clique aqui "Combo".
Combo DPS: Lanças e canhões. Deve ser usado em players com baixa ou média defesa, pois assim compensa o dano por segundo.
Lança de Terra (9) > Lança de Fogo (9) > Lança d'água (9) > Canhão de Pedra (9) > Canhão de Fogo (9) > Canhão Relampejante (9) (esse último é opcional).
Deixe todos esses skill no nível 9, pois tem o menor delay, assim fazendo-o DPS. Recomendo usar estes skill especificamente pois todos tem uma grande taxa de queda ou investida, assim podendo afastar e stunar.
Combo Stun Ranged: Semelhante ao DPS, porém começando com Canhão Duplo supremo no nível 12.
Canhão Duplo Supremo (12) > Lança de Terra (9) > Lança de Fogo (9) > Lança d'água (9) > Canhão de Terra (9) > Canhão de Fogo (9).
Deixe o Canhão Duplo Supremo no nível 12, para ter um dano mais elevado, uma maior chance de stun, e um delay não prejudicial para o combo.
Combo Stunlock: A proposta do stunlock, como o nome já diz, é travar o oponente com stun, portanto usaremos as skill com os maiores percentuais de atordoamento (stun).
** Não recomendo utilizar esses combos em PVP de verdade.
Listarei 3 tipos de stunlock:
Combo 1:
Zero Absoluto (9) > Canhão Duplo Supremo (12) > Canhão de Pedra (9) > Campo Multidimensional (9)
Combo 2:
Zero Absoluto (9) > Canhão Duplo Supremo (12) > Campo de Força (9) > Campo Multidimnensional (9)
Combo 3 : Na minha opinião este é o melhor combo, inclusive pode ser usado em PVP.
Armadilha Glacial (9) > Canhão Duplo Supremo (12) > Meteoro das Chamas (9) > Campo Multidimensional (9)
** Skills de Aprimoramento **
Domínio da Vitalidade: Indispensável, pois MA possui pouco HP.
Manipulação Arcana: Invista no dano do seu MA.
Instinto Defensivo ou Reflexo: Esse fica à seu critério, opte entre defesa ou evasão.
Amplificação Arcana: Continue investindo no dano do seu MA.
Sexto Sentido: Aumenta muito a sua evasão, indispensável para up.
Absorção de Dano: Ajuda na baixa defesa dos MA, indispensável.
** Skills de Buff **
Aqui são listados os buffs que seu MA deve possuir. Todos eles devem estar no nível 20.
Arte do Controle de Força Arcana: 25% de amp. mag. Muito útil para PVP.
Tipo: Fortalecer Ataque
Rigidez: Lhe oferece 29 de defesa, indispensável
Tipo: Fortalecer Equipamentos
Amplificar: Aumenta HP e MP em 315, indispensável.
Tipo: Fortaçecer Espírito
Debilitar: Não é exatamente um buff, e sua eficácia é duvidosa em PVP.
Fica à seu critério ter ou não.
Resistência à Interferências: Indispensável para PVP, dá resistência à quedas.
Tipo:Fortalecer Espírito
Escudo de Absorção (Grupo): Fortalece ainda Mais sua resistência, ótimo para TG.
Tipo: Fortalecer Ataque Normal
Regeneração Alta: Muito útil, +70 de HP a cada 2 segundos.
Tipo: Fortalecer Corpo
Elevar a Moral (Grupo): Recupera o SP da sua PT, indispensável
Tipo: Fortalecer Espírito
Regeneração em Massa (Grupo): Recupera o HP da sua PT +60 a cada 2 segundos.
Tipo: Fortalecer Corpo
** Modos de Batalha **
BM1
Até 14º Grau, o BM1 é praticamente inútil, a partir do grau 14, é possível utilizar Aura, BM1, e Combo, e isso é muito útil, pois em dano, quase se iguala ao BM2, porém não tão rápido.
Infos do BM:
BM1 MA(Mago) (O Feiticeiro )
Ataque:+ 45 (+5 Por Lv)
Mágica:+ 45 (+5 Por Lv)
Defesa: +50 (+10 Por Lv)
Precisão:+ 300 (+100 Por Lv)
Evasão:+20 (+10 Por Lv)
Regeneração de hp:+ 5(por 2 sec)
BM1 MA(Mago) (O Feiticeiro )
Ataque:+ 45 (+5 Por Lv)
Mágica:+ 45 (+5 Por Lv)
Defesa: +50 (+10 Por Lv)
Precisão:+ 300 (+100 Por Lv)
Evasão:+20 (+10 Por Lv)
Regeneração de hp:+ 5(por 2 sec)
BM2
Sem muito o que falar, BM2 do MA, é o melhor BM do jogo, pois possui dual cast, você pode soltar 2 skill ao mesmo tempo. A skill especial do BM2 é um pouco inútil, mas nada que fará muita diferença.
Infos do BM:
BM2 MA (Mago) (O Conjurador)
Ataque: + 50 (+5 Por Lv)
Mágica:+ 50 (+5 Por Lv)
Defesa: +50 (+10 Por Lv)
Precisão:+ 200 (+100 Por Lv)
Evasão:+10 (+10 Por Lv)
Habilidade especial: Dual cast (lançar duas magias ao mesmo tempo).
BM2 MA (Mago) (O Conjurador)
Ataque: + 50 (+5 Por Lv)
Mágica:+ 50 (+5 Por Lv)
Defesa: +50 (+10 Por Lv)
Precisão:+ 200 (+100 Por Lv)
Evasão:+10 (+10 Por Lv)
Habilidade especial: Dual cast (lançar duas magias ao mesmo tempo).
** Status & Equipamentos MA **
Esses itens devem ser abordados juntos, pois o set depende do status do seu personagem, e sua build também depende de ambos.
** Equipamento PVP **
Os Itens listados aqui são itens perfeitos, este tutorial serve para guiar você à ter o MA MAIS FORTE DO SERVER, tanto no CoBR, quanto em servidores privados.
Set Top:
Amuleto:
Amuleto Da dor +6/+7
Defesa +20/24
Evasão +30/40
Danos Críticos +10%/12%
Max Taxa Crítica +3%/4%
Aneis:
Anel de Killian
Taxa Crítica +16%
Danos Críticos +3%
Ataque +5
Ataque Mágico +5
HP +15
Anel de Leth Tirana
Danos Críticos +15%
Técnica de Espada Amp. +2%
Técnica Mágica Amp. +2%
Defesa +20
HP +10
Ataque Mágico +10
Ataque +10
Anel Crítico +2
Danos Críticos +15%
Anel da Sorte +2/+3
Taxa Crítica +15%/+17%
Brincos:
Brincos do Vampiro +7
Furto de HP Max por golpe +45
Furto de MP Max por golpe +45
HP +70
MP
Brincos do Vampiro +7
Furto de HP Max por golpe +45
Furto de MP Max por golpe +45
HP +70
MP
Braceletes:
Bracelete de Prideus
Ataque +22
Ataque Mágico +22
Máx Taxa Crítica +1%
Danos Críticos +7%
Danos Críticos +7%
Danos Críticos +5%
Bracelete de Prideus
Ataque +22
Ataque Mágico +22
Máx Taxa Crítica +1%
Danos Críticos +7%
Danos Críticos +7%
Danos Críticos +5%
Cinto:
Cinto do Sábio do Caos de Minesta +8
HP +10
HP +90
Ataque Mágico +40
Danos Críticos +5%
Técnica de Mágica Amp. +2%
Prancha/Moto Astral:
Mortal Cartão de Moto Astral - Tipo:RW3 +15 [2] Danos Críticos nos 2 slot, extensor de slot com Taxa Crítica.
Defesa +205
Evasão +900
Velocidade de Movimento: 950
Taxa Crítica +5%
Danos Críticos +20%
Danos Críticos +10%
Dragona:
Dragona do Sábio de Orichalcum
Ataque Mágico +120
Precisão +180
Téc. Mág. Amp +7%
HP +400
Effector do Escudo Espiritual
Absorver Dano +1000
Effector da Arte do Controle de Foça Arcana
Tempo de Resfriamento -20.0 Seg.
Técnica de Mágica Amp. +7%
Perfuração +50
Talismã:
Talismã de Safira de Minesta +5
Defesa +10
HP +40
Resistência à Taxa Crítica +2%
Aumentou a duração do Modo de Batalha + 4s
Aumentou Todas as Técnicas Amp. +2%
Aumentou todos os ataques +15
** Os itens listados abaixo possuem extensor de slot, caso você não queira utilizar extensores de slot, ou não queira investir tanto assim no set, utilize a outra build de set.
** Os itens abaixo podem ser substituídos pelos respectivos Itens do Artesão Mitrhil +.
Orbe:
Orbe Mithril+: Fatal [2] Danos Críticos (+20%), 2 slot com Danos Críticos (+24%), Extensor de Slot com Tec. Mag. Amp. (+8%).
Orbe Mithril+: Fatal [2] Danos Críticos (+20%), 2 slot com Danos Críticos (+24%), Extensor de Slot com Tec. Mag. Amp. (+8%).
Máscara:
Máscara Mística+: Fatal [2] Taxa Crítica (+10%), 2 slot com Danos Críticos (+24%), e Extensor de Slot com Taxa Crítica (+7%).
Quimono:
Quimono Mithril+: Chocante [2] Amp. (+10%), 2 slot com Téc. Mag. Amp (+16%), Extensor de Slot com Tec. Mag. Amp (+8%).
Punho:
Punho Mithril+: Chocante [2] Amp. (+10%), 2 slot com Téc. Mag. Amp (+16%), Extensor de Slot com Tec. Mag. Amp (+8%).
Sapatilha:
Sapatilha Mithril+: Chocante [2] Amp (+10%). 2 slot com Téc. Mag. Amp (+16%), Extensor de Slot com Tec. Mag. Amp (+8%).
Set Semi Top:
Bracelete:
Do Sábio +7
Ataque Mágico +27
Precisão +150
Técnica de Mágica Amp. +8%
Dano Adicional +15
Do Sábio +7
Ataque Mágico +27
Precisão +150
Técnica de Mágica Amp. +8%
Dano Adicional +15
Cinto:
Cinto Vital +4
HP +60
Cinto Vital +4
HP +60
Effector do Escudo Espiritual
Defesa +4%
Absorver Dano +600
Effector da Arte do Controle de Força Arcana
Técnica de Mágica Amp. +6%
Dragona:
Do Sábio +8
Ataque Mágico +90
Precisão +120
Técnica de Mágica Amp. +5%
HP +350
Prancha/Moto Astral:
Cartão de Prancha Astral - K vermelha
Taxa Crítica +3%
Danos Críticos +10%
Técnica de Espada Amp. +5%
Técnica de Mágica Amp. +5%
Velocidade de Movimento +600
Orbe:
Orbe: Fatal Ametista+ [2] Danos Críticos (+16%), 1 slot com Danos Críticos (+12%), 1 slot com Taxa Crítica (+7%).
Orbe: Fatal Orbe de Topázio+ [2] Danos Críticos (+16%), 2 slot com Danos Críticos (+24%).
Máscara:
Máscara: Mortal Titânio + [2] Taxa Crítica (+5%), 2 slot com Danos Críticos (+24%), (Opcional) Extensor de Slot com Taxa Crítica (+7%).
Quimono:
Quimono: Chocante Sigmetal+ [2] Amp (+7%), 1 slot com Máx Taxa Crítica (+2%), 1 slot com HP (+50).
Punho:
Fatal Punho de Mithril+ [1] Max. Taxa Crítica (+1%), 1 slot com Téc. Mag. Amp (+7%).
Sapatilha:
Sapatilha: de Drei Frame [1] 1 slot com HP (+50)
** Status do MA **
Para o set Top, os status mínimos são:
FOR: 77
INT: 695
DES: 136
Para o set Semi Top, os status mínimos são:
FOR: 72
INT: 649
DES: 113
Agora leve isto em conta:
Cada 10 pontos em Força(STR):
Ataque: 2
Magia: 0
Defesa:1,25
Precisão: 4
Evasão: 1,5
Cada 10 pontos em Inteligencia(INT):
Ataque: 1
Magia: 3,5
Defesa: 0,75
Precisão: 4
Evasão: 4
Cada 10 pontos em Destreza(DEX):
Ataque: 1
Magia: 1
Defesa:1,25
Preicsão:17,5
Evasão: 10
No LV. 190. Você terá um total de 1364 pontos de status para distribuir.
É recomendável que tenha estes status:
FOR: ≅ 200
INT: ≅ 1000
DES: Restante dos Pontos
Ataque: 2
Magia: 0
Defesa:1,25
Precisão: 4
Evasão: 1,5
Cada 10 pontos em Inteligencia(INT):
Ataque: 1
Magia: 3,5
Defesa: 0,75
Precisão: 4
Evasão: 4
Cada 10 pontos em Destreza(DEX):
Ataque: 1
Magia: 1
Defesa:1,25
Preicsão:17,5
Evasão: 10
No LV. 190. Você terá um total de 1364 pontos de status para distribuir.
É recomendável que tenha estes status:
FOR: ≅ 200
INT: ≅ 1000
DES: Restante dos Pontos
7 comentários:
Olá amigo gostei muito do tuto, ficou show de bola.
- Teria como postar um de GA, eu jogo com essa classe e to com umas par de duvidas, olho no google pra ver se acho algo, mas estão quase tudo desatualisados.
me add skype se preferir, ou Facebook
nikohawk - skype
mestresky - face
fico top!
Ajudo muito, mais acho que falto as runas para MA
ta e loco colocar 200 pts em força???
Aew mano , teria como voce fazer um tutorial de guerreiro , sou nivel 170 full orichaulcum 8% amp, mais nao sei jogar , tenho só 14 dias de cabal online , coloquei um cash pra dar um up no char , ajuda aew , criei um mago so porq vi esse tutorial aki rsrs , vlw aew abraços
AJUDOU DEMAIS MANO , VALEU
Cara, melhor tutorial sem dúvidas. Poderia fazer um de MA pra 2017, visto que já lançou As Arcanas e um novo slot pra talismã, e seria interessante essa atualização, abraços!
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